Cuidados com o Aparelho:
Aparelhos Fixos:
1 – Evite alimentos duros tais como, barras de chocolate duras, pães tipo italiano, balas de qualquer espécie, chicletes, côco enfim tudo aquilo que puder quebrar um braquete.
2 – Não “cutuque” seu aparelho fixo com palito, caneta, lápis ou mesmo com a porção rígida da escova de dente.
3- Faça uma escovação com qualidade investindo tempo e “carinho” estendo-se até as gengivas, bochechas e língua.
4 – Use o fio dental de preferência o SUPER FLOSS da Oral B que possui extremidade rígida facilitando a passagem entre os dentes e o fio.
5 – Use a cera protetora nos casos de irritação dos lábios e bochechas protegendo assim os tecidos moles internos da cavidade bucal.
6 – Nos casos de quebra procure-nos imediatamente faça contato por telefone ou pela internet, assim que possível entrarei em contato.
Removíveis:
1 – Nunca embrulhe seu aparelho móvel em guardanapo ou papel, pois é comum que sejam jogados ao lixo até por você mesmo. Ao retira-lo da boca guarde-o na caixinha ou mesmo no bolso evitando perde-lo.
2 – Se o aparelho sujar caindo no chão ou você quiser melhorar a limpeza do mesmo, use uma solução de água com algumas gotas de cloro e lave bem em água corrente. Nunca ferva seu aparelho em água, pois, o mesmo ficará distorcido.
3 – Em caso de quebra da resina ou do fio não jogue fora o aparelho, traga ao consultório para verificação e possível conserto.
4 – Escove seu aparelho móvel no mesmo momento em que você faz a sua escovação mantendo o mesmo limpo, livre de bactérias e resíduos.
5 – Você pode tomar líquidos e mesmo mastigar alimentos macios usando o aparelho móvel, porém está totalmente contraindicado mastigar chicletes uma vez que os mesmos grudam na resina do aparelho.
Bem, espero que você tenha compreendido o que foi explicado, qualquer dúvida não hesite em nos procurar.
O meu pessoal auxiliar está qualificado e habilitado pelo CROSP para alguns atendimentos ortodônticos.
Emergências Ortodônticas:
Toda e qualquer emergência merece a nossa consideração por isso o mais importante é você nos procurar com seu problema para que possamos solucioná-lo. Quando não for possível vejamos o que fazer:
Dor:
É comum os dentes ficarem doloridos quando colocamos pela primeira vez o aparelho e ativamos o mesmo com o fio ortodôntico. Para amenizar essa situação está indicado Bochechos com água gelada que tendem diminuir o caráter inflamatório. A alimentação deve ser pastosa, suave e se for o caso tome um analgésico comum de sua preferência. Essa situação dura no máximo por três dias.
Quebras e irritação da bochecha:
As quebras podem ocorrer e fazem parte do nosso dia a dia, tome os cuidados para prevenir essa situação, mas quando ocorrer utilize a cera protetora (pode ser encontrada em qualquer farmácia) sobre a parte quebrada. A cera protetora também é usada para evitar a irritação dos tecidos moles e é aplicada diretamente sobre o aparelho.
Náuseas:
Os aparelhos móveis ou removíveis podem causar náuseas nos primeiros dias de uso. Não se preocupe em usar de início todo o tempo recomendado. Vá utilizando com calma, aos poucos até se acostumar. Essa recomendação também é válida para crianças e os pais devem incentivar o uso paulatino até que a criança se acostume e haja uma acomodação do equipamento.
Aparelho móvel está soltando:
O aparelho móvel não fica “preso” na boca. Ele realmente fica solto e vai ficando cada vez mais solto quanto mais utilizado pelo paciente. Isso se deve ao fato de que esse equipamento é “funcional”, ou seja, ele também trabalha com a função muscular. Por exemplo, nos casos em que utilizo um reeducador para língua, a língua deve manter o aparelho na posição ou ele se solta. Nos casos em que desejo um avanço mandibular (parte inferior) a mandíbula tem que se acomodar junto com o aparelho ou ele “cai” da boca.
Cuidados com a Higiene:
A higiene bucal tem importância tanto para os dentes quanto para as gengivas na remoção de resíduos que podem provocar manchas, cáries e Mau Hálito. Utilize uma escova Macia de boa qualidade observando o seguinte:
• Tempo mínimo de escovação 2 minutos;
• Aplique a escova nos dentes junto a gengiva;
• Passe a escova na bochecha e na língua;
• Se necessário use uma escova interdental;
• Utilize o fio dental com o auxílio de um passa-fio o use o Superfloss da Oral B que já possui uma ponta rígida o que facilita passar por trás do fio ortodôntico;
• Aparelhos removíveis aplique a escova com cuidado e pode deixar em uma solução antisséptica por alguns minutos.
Dores oro-faciais - ATM / DTM:
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial:
Definição:
A articulação temporomandibular (ATM) é a estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio. A desordem da articulação temporomandibular, mais conhecida como DTM, ocorre quando existem problemas com os músculos e com a mandíbula no rosto.
Sinais e sintomas:
Existem diversos sinais e sintomas de DTM. Geralmente é difícil saber com certeza se você possui DTM, devido a um ou todos esses sintomas também estarem presentes em outros problemas. Seu dentista pode ajudar a realizar um diagnóstico adequado. Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem:
- Dor no rosto, mandíbula ou área das orelhas
- Dores de cabeça (muitas vezes como enxaquecas), dores de ouvido e dor e pressão atrás dos olhos
- Som de clique ou deslocamento ao abrir ou fechar a boca
- A mandíbula “fica presa”, travada ou deslocada
- Sensibilidade nos músculos da mandíbula
- Inchaço no rosto
Doenças relacionadas:
- Bruxismo
Formas de aliviar os SINTOMAS DE ATM:
Enquanto não existe uma cura única para ATM, existem diferentes tratamentos que podem reduzir dramaticamente os sintomas. Seu dentista poderá recomendar um ou mais dos tratamento a seguir:
- Medicamento – Tentando eliminar espasmos musculares e a dor por meio da aplicação do calor úmido ou tomando medicação, como relaxantes musculares, aspirina, outros analgésicos sem prescrição ou medicamentos anti-inflamatórios.
Utilizar um protetor bucal noturno – Reduz os efeitos nocivos